SBPPC

 
Certificado internacional só será emitido com dose padrão
11/01/2018 Vacina fracionada não é válida para viajantes conseguirem o CIVP exigido em alguns países. Viajantes internacionais que se destinam para as áreas de exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, emitido pela Anvisa, devem tomar a vacina contra febre amarela em dose padrão, não fracionada. Isso se deve ao fato de os viajantes internacionais integrarem o grupo da população que não é indicado para receber a dose fracionada, junto com crianças de nove meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras) e gestantes. No ato da vacinação, os viajantes devem apresentar o comprovante da viagem para que possam receber a dose padrão da vacina. Não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada. A Campanha de Vacinação contra Febre Amarela com doses fracionadas, lançada ontem (09) pelo Ministério da Saúde objetiva aumentar a cobertura vacinal do país. As vacinas fracionadas serão adotadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com o intuito de aumentar o número de doses aplicadas. A vacinação de rotina continua da mesma forma, conforme orientação do Ministério da Saúde, nas demais áreas do país: dose única não fracionada para indivíduos que vivem nas áreas de recomendação da vacina e que nunca tomaram a vacina ao longo da vida e viajantes internacionais que irão para as áreas nas quais se exige comprovação vacinal. Vale lembrar que as vacinas têm um período, que pode variar entre dez dias e seis semanas, para atingir a proteção esperada. No caso da vacinação contra febre amarela, o não cumprimento do prazo de proteção pode impedir sua entrada em alguns países. Por isso, vacine-se com antecedência. As informações sobre dose fracionada podem ser encontradas na Página do Portal da Saúde www.saúde.gov.br, onde se encontram todas as informações sobre a doença, informe epidemiológico, mapa com a área de recomendação da vacina e orientações para gestores, profissionais de saúde e população. O Ministério da Saúde continua a monitorar as epizootias para ação rápida contra febre amarela. O registro de macacos mortos ou doentes é de extrema importância para a vigilância, pois permite a identificação precoce dos indícios de transmissão do vírus. Para obter informações mais detalhadas sobre as normas e rotinas para a Emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, o viajante deverá acessar a área de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Portal da Anvisa.
 

Fique por Dentro

Laboratório testa vacina com resultado duradouro contra o câncer
22/04/2018 Pesquisador explica que a pesquisa pode ser uma resposta duradora e prevenir a remissão
Ler mais...
 
Serviços de vacinação: nota técnica esclarece dúvidas
20/04/2018 Documento traz principais perguntas e respostas sobre a RDC 197/2017, regulamento que estabelece requisitos mínimos para os serviços de vacinação no Brasil
Ler mais...
 
Excesso de peso e obesidade respondem por 15 mil casos de câncer por ano no Brasil
20/04/2018 Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil – ou 3,8% do total – poderiam ser evitados com a redução do excesso de peso e da obesidade.
Ler mais...
 
Informe da GGMED
19/04/2018 A Gerência Geral de Medicamentos – GGMED- da Anvisa informa que está disponível no site da Anvisa, por meio do link: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/2492458/Informe+-+Agendamento+de+reuni%C3%B5es+com+a+COPEC/68b156d8-92cf-4f21-80c1-248f673c115b , um documento contendo orientações a respeito do agendamento de reuniões com a Copec.
Ler mais...
 
Transportadora em ambiente alfandegário não precisa AFE
19/04/2018 Importadora é responsável por garantir a manutenção da qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos até que cheguem o consumidor
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design