SBPPC

 
Definida composição das vacinas influenza para 2018
Resolução publicada nesta segunda-feira (9/10) define as cepas de vírus das vacinas influenza que serão utilizadas no próximo ano. A Resolução (RE) que dispõe sobre a composição das vacinas influenza a serem utilizadas no Brasil no ano de 2018 foi publicada, nesta segunda-feira (9/10), no Diário Oficial da União. A formulação está descrita na RE 2.696/2017. De acordo com a norma, as vacinas influenza trivalentes a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2018 deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e deverão estar dentro das seguintes especificações: - um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; - um vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e - um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013. As vacinas influenza quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B deverão conter, além dos três tipos de cepas detalhados acima, um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008. As vacinas influenza sazonais são modificadas anualmente para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Geralmente em setembro de cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as cepas de vírus influenza que devem ser utilizadas para produção das vacinas para uso no hemisfério sul. Em consonância com as determinações da OMS e com a RDC 151/2017, a Anvisa publica uma Resolução definindo a composição das vacinas influenza a serem utilizadas no Brasil no ano seguinte.
 

Fique por Dentro

Antidepressivos funcionam, indica estudo para solucionar um dos maiores debates da medicina
22/02/2018 Cientistas dizem que chegaram a uma conclusão sobre um tema que é alvo de um dos maiores debates da medicina: a eficácia de antidepressivos.
Ler mais...
 
Regras da Anvisa evitam semelhanças de nomes de medicamentos
21/02/2018 Objetivo é reduzir erros de tratamento que possam provocar o agravamento da doença do paciente
Ler mais...
 
Brasil monitora danos à saúde provocados por medicamentos
21/02/2018 Anvisa conta com um sistema de informações que permite detectar situações de risco para pacientes e adotar medidas cautelares.
Ler mais...
 
Estudo investiga estrutura cerebral em pessoas transgêneros
21/02/2018 Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realizaram o primeiro estudo feito na América Latina que investigou volumes cerebrais de indivíduos transgêneros por meio de imagens de ressonância magnética.
Ler mais...
 
Depressão em adolescentes pode estar ligada a aumento na recompensa
20/12/2018 É no início da adolescência, uma fase de grandes transformações no corpo e na mente, que aumenta a frequência dos casos de depressão, marcada por uma sensação prolongada de tristeza, queda da autoestima e perda do prazer em realizar atividades antes agradáveis.
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design