SBPPC

 
Aprovado novo tratamento de câncer de bexiga e pulmão
09/10/2017 Produto biológico novo Tecentriq (atezolizumabe) foi aprovado para tratamento de carcinoma urotelial e de câncer de pulmão de não-pequenas células. Foi publicado, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9/10), o registro do Tecentriq (atezolizumabe). O produto biológico novo foi registrado de acordo com o estabelecido na RDC 55/2010. A substância ativa do Tecentriq, o atezolizumabe, é um anticorpo monoclonal. Ou seja, é um tipo de proteína projetada para reconhecer e se conectar à proteína PD-L1, que está presente na superfície de muitas células cancerosas. O PD-L1 atua para “desligar” células imunes que, de outra forma, atacariam as células cancerígenas. Ao se conectar ao PD-L1 e reduzir seus efeitos, o atezolizumabe aumenta a capacidade do sistema imunológico para atacar as células cancerosas e, assim, diminuir a progressão da doença. O produto Tecentriq (atezolizumabe) foi aprovado para as seguintes indicações terapêuticas: - Como monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com carcinoma urotelial (UC) localmente avançado ou metastático após quimioterapia prévia à base de platina ou que sejam considerados inelegíveis à cisplatina. - Como monoterapia, é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático após quimioterapia prévia. Pacientes com mutações ativadoras EGFR ou mutações tumorais ALK positivo devem ter recebido terapia alvo para essas alterações antes de serem tratados com Tecentriq.
 

Fique por Dentro

Anvisa orienta sobre produção de colírio de soro autólogo
14/06/2018 Órgão publica nota com recomendações técnicas para o processamento seguro do produto enquanto elabora uma norma específica.
Ler mais...
 
Grupo da USP descreve papel-chave de enzima contra o parasita da doença de Chagas
15/07/2018 Em artigo publicado recentemente na revista "Nature Communications", pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descreveram o papel central de uma enzima – a fosfatidilinositol 3-quinase (PI3K) gama – na regulação da resposta imune contra o "Trypanosoma cruzi", protozoário causador da doença de Chagas.
Ler mais...
 
Suplementos alimentares terão conjunto único de regras
13/06/2018 Atualmente tratado de forma fragmentada, o tema passa por revisão e ganhará regulamentação própria
Ler mais...
 
Exame de sangue que detecta câncer chega a laboratórios em poucos anos
13/06/2018 Testada em 127 voluntários, biópsia líquida acusa a ocorrência de tumor nos pulmões em diferentes estágios, do inicial ao avançado. Segundo pesquisadores americanos, a abordagem chegará aos laboratórios em poucos anos
Ler mais...
 
Anvisa aprova três novos medicamentos biológicos
13/06/2018 Produtos serão utilizados no tratamento de um tipo incomum de câncer, sinais e sintomas da menopausa e asma.
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design