SBPPC

 
Buscopan retirado do mercado tem substitutos
11/08/2017 O laboratório Boehringer Ingelheim, fabricante do medicamento Buscopan, está retirando de forma temporária o medicamento do mercado. A decisão vale para o Buscopan Composto solução oral (gotas) de 10mL e de 20mL. A medida foi adotada após o laboratório identificar problemas no teste de estabilidade acelerada. A decisão é preventiva e serve para garantir que o produto não traz risco relacionado à segurança e qualidade do medicamento. Por que o produto foi retirado do mercado? O próprio fabricante identificou problemas durante um teste chamado de “Estabilidade Acelerada”. Esse teste serve para definir a validade do produto, ou seja, mede por quanto tempo o produto continua bom para o consumo depois da sua fabricação. Existem medicamentos substitutivos com a mesma faixa de preço? Sim. O Buscopan Composto tem a seguinte fórmula: Butilbrometo de Escopolamina + Dipirona Monoidratada. Existem pelo menos três similares e três genéricos com a mesma fórmula em comercialização no país. Esses medicamentos têm preços semelhantes, mas é sempre muito importante que o consumidor faça uma comparação de preços nas farmácias. Não deixe de consultar o farmacêutico para garantir que o substituto é idêntico ao medicamento original. O consumo dos produtos que estão disponíveis no mercado pode apresentar riscos à saúde? A ação é preventiva e até este momento os lotes de Buscopan que estão no mercado estão liberados para uso. Como a empresa comunicou previamente a descontinuação, ela teve a responsabilidade de abastecer o mercado por pelo menos 6 meses? Este é um tipo de interrupção não programada. Isto é, um motivo de força maior que levou a fábrica a parar a produção pelos problemas citados acimas. Qual a previsão de retornar a fabricação? Não há previsão até o momento. Fonte: Anvisa
 

Fique por Dentro

Anvisa aprova vacinação em farmácias
13/12/2017 Regulamentação deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Serviço já era regulamentado em estados como São Paulo e Minas Gerais e passa a valer para todo o país.
Ler mais...
 
Lenalidomida é incluída em controle especial
13/12/2017 Substância teratogênica passou a constar no regulamento que trata de produtos controlados. Também foi publicada regra específica para o produto.
Ler mais...
 
Rotulagem de alimentos entra em discussão na Anvisa
13/12/2017 Agência abriu iniciativas para discutir apresentação de informações em embalagens e avanços na declaração de alergênicos.
Ler mais...
 
Dermatite tem tratamento inédito com produto biológico
12/12/2017 Produto inédito é indicado para dermatite atópica, doença crônica que afeta a pele e pode provocar lesões.
Ler mais...
 
Participe da Consulta Pública 416/2017
A Consulta Pública 416 de 08 de novembro de 2017 dispõe sobre procedimentos e requisitos regulatórios para a realização de ensaios clínicos com Produtos de Terapias Avançadas Investigacionais passíveis de registro no Brasil.
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design