SBPPC

 
Diabetes: Autorizada primeira insulina biossimilar
18/05/2017 A primeira insulina biossimilar do Brasil foi registrada pela Anvisa. O produto chamado Basaglar é uma insulina análoga de longa duração administrada por injeção subcutânea. Na prática, o produto é mais uma opção de tratamento para as pessoas com diabetes do tipo 1 e 2. O biossimilar é uma cópia de um medicamento biológico de referência. Apesar disso o termo “genérico” não pode ser utilizado, pois as características deste tipo de produto impedem que o produto final seja idêntico ao medicamento biológico que serve de comparação. Durante a avaliação da insulina biossimilar Basaglar, foram analisadas todas as etapas de registro, análise da tecnologia farmacêutica do produto, a eficácia e segurança. O medicamento também passou por um teste para comprovar que é um biossimilar do medicamento de comparação, o Lantus (insulina glargina). Indicação do Basaglar O medicamento biossimilar teve indicação aprovada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais. O registro de biossimilares no Brasil é regulamentado pela resolução RDC 55/2010. Fonte: Ascom/Anvisa
 

Fique por Dentro

Cientistas acharam uma forma de evitar o ganho de peso depois da menopausa
25/05/2017 Pesquisadores encontraram uma maneira de evitar o aumento de peso em mulheres após a menopausa. A descoberta, publicada nesta quarta na revista Nature, envolve um anticorpo que foi testado com eficácia em um rato como modelo de menopausa. O anticorpo foi capaz de aumentar o ganho de massa óssea e reduzir a gordura corporal. Isso resolveria dois problemas femininos de uma vez só, já que a menopausa pode trazer osteoporose e ganho de peso, levando à obesidade.
Ler mais...
 
Convite
O FOCEP (Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa) convida os membros relatores e secretários de CEP, pesquisadores, ONGs e demais interessados nos aspectos éticos e técnicos sobre a condução de pesquisa envolvendo seres humanos para participar da sua 40ª reunião.
Ler mais...
 
Nanopartícula revestida com antibiótico elimina bactérias resistentes
23/05/2017 Uma nova estratégia para combater bactérias resistentes a antibióticos foi descrita por pesquisadores brasileiros na revista Scientific Reports, do grupo Nature.
Ler mais...
 
Descoberto mecanismo celular que desencadeia síndrome rara
22/05/2017 Os mecanismos celulares e de expressão gênica que levam à má-formação da mandíbula, traço mais característico da síndrome de Richieri-Costa Pereira, acabam de ser esclarecidos. Pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) e da Duke University, nos Estados Unidos, descobriram que nos casos da síndrome ocorrem problemas no processo de migração e diferenciação celular durante a formação do crânio e face, processos que ocorrem no primeiro trimestre de gestação humana.
Ler mais...
 
Vírus Zika pode ser usado no tratamento de tumor cerebral, afirmam pesquisadores
20/05/2017 O vírus da zika poderia ser usado no tratamento de tumor cerebral. É o que acreditam cientistas da Universidade de Cambrigde, no Reino Unido. Em um estudo pioneiro, eles vão testar o efeito do vírus sobre o glioblastoma, forma mais comum e agressiva de tumor no cérebro.
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design