SBPPC

 
Verily, da Alphabet, lança estudo com objetivo de prevenir doenças
20/04/2017 A Verily, empresa da Alphabet especializada em ciências da vida, disse que vai iniciar um estudo com cerca de 10 mil participantes para entender como pessoas saudáveis ficam doentes e identificar fatores de risco adicionais de doenças. Em parceria com os cursos de medicina das universidades Duke e Stanford, nos Estados Unidos, a Verily vai selecionar nos próximos meses participantes com históricos variados e que vivem na Califórnia e Carolina do Norte. O estudo é uma iniciativa da Project Baseline e vai coletar dados e amostras biológicas como sangue e saliva. As localidades coletarão dados dos participantes através de repetidas visitas médicas, de um relógio de pulso que monitora os batimentos cardíacos e sinais vitais, além das participações em pesquisas. "O estudo da Project Baseline tem a chance de influenciar significativamente conhecimentos que temos sobre o nosso corpo e entender melhor os indicadores de bem-estar", disse a diretora executiva da Associação Americana do Coração, Nancy Brown. Após esse estudo inicial, o projeto também pode desenvolver novas ferramentas e tecnologias para acessar e organizar as informações sobre saúde. Segundo Nancy, "os resultados desse estudo podem inspirar uma nova geração de ferramentas para a prevenção de doenças em vez de apenas diagnosticar e tratá-las". Em setembro, a farmacêutica Sanofi e a Verily revelaram um investimento de 500 milhões de dólares numa joint venture que combina dispositivos e serviços para aperfeiçoar cuidados com diabetes, um exemplo do crescimento entre os setores farmacêutico e de tecnologia. A Verily também está trabalhando em outros projetos, como o desenvolvimento de lentes de contato inteligentes em parceria com a farmacêutica suíça Novartis, que patenteou um sensor de glicose para ajudar a monitorar o diabetes. Por Anya George Tharankan Reuters
 

Fique por Dentro

Sucesso da terapia celular contra diabetes depende da condição imune pré-transplante
28/04/2017 Um método inovador para tratar o diabetes tipo 1, baseado no transplante de células-tronco hematopoiéticas retiradas da medula óssea do próprio paciente, começou a ser testado no Brasil há 13 anos com resultados bastante heterogêneos. Enquanto alguns dos voluntários permanecem há mais de uma década livres das injeções de insulina, outros voltaram a usar o medicamento poucos meses após receberem o tratamento experimental.
Ler mais...
 
Serviços de vacinação estão em consulta pública
27/04/2017 A Anvisa publicou na terça-feira (25/4) a Consulta Pública 328/17 que trata sobre os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação. Esta é uma iniciativa que busca melhorar a regulamentação vigente, visando um maior controle dos riscos sanitários.
Ler mais...
 
Exame de sangue detecta ressurgimento de câncer com 1 ano de antecedência
27/04/2017 Médicos britânicos conseguiram identificar o retorno de um câncer um ano antes dos exames tradicionais, em uma descoberta animadora para o combate à doença. A equipe conseguiu rastrear no sangue sinais de câncer quando este era apenas um pequeno amontoado de células invisíveis a raio-X e tomografia.
Ler mais...
 
Aberta consulta sobre importação para o SUS
27/04/2017 A proposta de regulamentação dos critérios para a importação excepcional de produtos sem registro na Anvisa e destinados para uso em programas do Sistema Único de Saúde (SUS) está aberta para contribuições da sociedade. A Consulta Pública 327/2017 inclui produtos como imunobiológicos, inseticidas, insumos estratégicos a serem adquiridos, em regra, por meio de organismos multilaterais internacionais.
Ler mais...
 
Célula tumoral é reprogramada para estimular sistema imune a combater o câncer
26/04/2017 Reprogramar células tumorais para fazê-las produzir uma substância capaz de estimular o sistema imune a combater o câncer. Essa é a estratégia de um novo tratamento contra leucemia que começou a ser testado em humanos no Canadá.
Ler mais...
 
©SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - Denvolvido por:Boschi Design