Menu Content/Inhalt
Home arrow Os envolvidos na pesquisa
Quem são os envolvidos na pesquisa clínica? PDF Imprimir E-mail
OS ENVOLVIDOS SÃO:

1. Pesquisador ou Investigador Principal e equipe
2. Paciente
3. Patrocinador
4. Autoridades Regulatórias

O pesquisador é o médico ou dentista (se pensarmos em estudos com produtos sujeitos a prescrição) que conduz a pesquisa clínica. Geralmente, fazem parte da equipe do investigador:

  • o Co-Investigador ou Sub-Investigador que é um outro médico ou dentista que serve de apoio para o investigador e que pode substituí-lo sempre que houver necessidade.
  • o Coordenador de estudo clínico: geralmente um(a) enfermeiro (a) ou farmacêutico (a) que tem por função coordenar as atividades do estudo, como preencher documentos, agendar consultas e exames, entregar medicamentos aos pacientes (no caso de medicamentos orais como comprimidos ou cápsulas), orientar pacientes sobre como tomar os medicamentos e checar se os pacientes entenderam todo o processo de condução do estudo. Pode haver necessidade de se preparar alguma medicação e neste caso o papel do farmacêutico é essencial.
IMPORTANTE: o Centro de Pesquisa é o local em que conduzimos um estudo, ou seja, é no centro onde os pacientes (participantes de pesquisa) são atendidos. Os Centros de Pesquisa podem ser Públicos ou Privados.

O paciente que participa de um estudo clínico é chamado de participante de pesquisa – aqui vale um esclarecimento: este termo técnico é utilizado porque o paciente é quem sofre a ação da pesquisa clínica, assim como na língua portuguesa, participante é quem sofre a ação da frase. Este paciente (participante de pesquisa) não é obrigado a participar da pesquisa clínica, ele participa se quiser (participação voluntária) e pode decidir sair do estudo a qualquer momento, sem sofrer nenhum dano ou constrangimento.

O patrocinador é quem patrocina (apóia financeiramente) a pesquisa clínica. Pode ser uma empresa ou instituição pública ou privada, por exemplo, indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cosméticos ou até mesmo uma pessoa física que tenha condições financeiras de apoiar um projeto.

Os Órgãos Regulatórios são os responsáveis por aprovar a condução de um estudo clínico, ou seja, antes de o investigador começar um estudo clínico, ele deve pedir autorização para estes órgãos. Eles também acompanham todo o andamento do estudo para garantir que a segurança, direitos e respeito por todos os participantes estão sendo priorizados.

No Brasil, temos:

  • Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): aprova a realização do estudo em um determinado Centro de Pesquisa
  • Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP): aprova a realização do estudo no Brasil

Na sessão “Que proteção tem o participante de pesquisa?” entraremos em detalhes sobre estes órgãos, sua composição e funções.

Se compararmos a pesquisa clínica com um jogo de futebol podemos entender melhor quem é quem na pesquisa clínica.

  • os jogadores são os participantes de pesquisa
  • o investigador é o técnico
  • os órgãos regulatórios seriam o juiz e bandeirinhas